Blitz News
Notícias
Notícia
Agosto Alaranjado alerta sobre riscos de queimadas

Agosto Alaranjado tem palestras nas escolas, blitz ambiental e alerta sobre riscos das queimadas

Data: 02/08/2019 Fonte: Redação

Para chamar a atenção quanto ao crime ambiental das queimadas e do perigo das ocorrências de incêndios em terrenos baldios, acontece durante todo o mês a Campanha Agosto Alaranjado com diversas ações voltadas para estudantes, blitz ambiental e palestras educativas para a população. Neste ano, o tema escolhido pelo Comitê Municipal de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos,  “Onde tem Queimada, não tem saúde!”, destaca ainda o perigo de doenças respiratórias, alergias e queimaduras neste período devido aos focos de incêndios.

O mês de agosto poderá ser um dos piores em número de ocorrências de incêndio em terrenos baldios caso a população não aja com consciência e continue descartando lixo irregularmente e ateando fogo em vegetação. A campanha busca evitar essa situação ao promover  a discussão junto à comunidade, otimizar a gestão, o monitoramento, a prevenção e o combate ao uso de fogo na vegetação da cidade.

A campanha, que foi instituída por lei, para que agosto seja o mês de prevenção e alerta, acontece com palestra em 40 escolas da Capital. Também contará com capacitação dos gestores dos Centros de Educação Ambiental (CEAs), divulgação dos alertas sobre incêndio, inserção das informações para denúncias nas contas de água e luz, cursos de combate a incêndio nas Áreas de Proteção Ambiental (APAs), blitz educativas e conversa com moradores.

As orientações aos moradores busca a conscientização quanto a não atear fogo em terrenos baldios e lixos e não jogar pontas de cigarro em áreas verdes, não fazer fogueiras, entre outras advertências.

A Prefeitura disponibiliza o canal do Disque Denúncia 156 para o atendimento às denúncias relacionadas a utilização de queimadas para fins de limpeza de terrenos baldios.

Publicidade