Blitz News
Notícias
Agenda
Festival Esplanada Cultural em Campo Grande

Festival Esplanada Cultural movimenta região histórica de Campo Grande

Data: 10/08/2019 Fonte: Redação

Começa nesta sexta-feira (09) e segue até dia 18 de agosto o Festival Esplanada Cultural, que reúne diferentes linguagens artísticas, com destaque para a gastronomia com a Comitiva dos Chefs, evento que recebe financiamento do FMIC (Fundo de Investimentos Culturais) e da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo).

A cerimônia de abertura da Esplanada Cultural acontece na sexta-feira (09), às 18h, com apresentação da Banda de Música Municipal Maestro Ulisses Conceição, seguida pelo show “Trajetória da Música do MS” com os músicos Jerry Espíndola e Rodrigo Teixeira.

O Festival é realizado através do FMIC e do Fomteatro (Programa de Fomento ao Teatro) para levar à população ainda mais opções de lazer em um espaço tão importante historicamente como a Esplanada Ferroviária, que já deu as boas-vindas à milhares de imigrantes que em Campo Grande chegaram.

Programados para acontecer no mesmo período em que o Festival Esplanada Cultural, a 14º edição do Festival do Sobá, o Piquenique no monumento da Maria Fumaça e o Festival das Orquídeas fortalecem ainda mais os nove dias de programação. A expectativa é de que milhares de pessoas passem na região para aproveitar os atrativos reunidos em uma das avenidas mais tradicionais de Campo Grande, a Calógeras.

Nos destaques da programação estão também a exibição do filme “Vampiros”, de Filipi Silveira, financiado pelo FMIC em 2017. A produção participa do Festival Internacional Piriápolis, em Maldonado, no Uruguai, e ainda concorre ao prêmio de melhor curta-metragem.

O domingo (11) está recheado de opções de lazer para as crianças, com teatro e música. Às 16h ocorre uma sessão do espetáculo “Co´ser Teatro para bebês”, na Sede da Urgente Cia. Na Plataforma Cultural a programação começa às 17h com espetáculo circense Top Circo Picadeiro Mágico/Palhaço Bolachinha, Teatro de Bonecos “Zé da Bota Conta Causos” e apresentação da Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues.

Comitiva dos Chefs – Os dias 16, 17 e 18 de agosto estão reservados para a gastronomia com uma programação envolvente sonhada pela personal chef e consultora de gastronomia, renomada internacionalmente, Dedê Cesco. O objetivo é fortalecer a cultura regional a partir do reconhecimento da riqueza de ingredientes que compõem a tradição sul-mato-grossense.

Comitiva dos Chefs oferece aos visitantes uma programação que envolve a gastronomia local, corredor gastronômico com restaurantes e chefs de cozinha comercializando pratos regionais, praça de alimentação, Espaço Network para empresas, além de artesãos e pequenos produtores rurais vendendo produtos e serviços.

Aliado a esse espaço, a população contará com eventos de formação e capacitação, como mesas redondas e debates, cinema gastronômico, aulas-show, oficinas e vivência sensorial gastronômica com degustação de sabores, música e dança. A expectativa da organização é receber mais de 9 mil visitantes, incluindo turistas e participantes das oficinas e workshops que serão todos gratuitos.

Publicidade